Hoje em dia, os trens ainda são uma forma de transporte bastante importante, e que, muitas vezes, em alguns lugares do mundo, acaba sendo a única forma de chegar em determinadas áreas, especialmente quando se trata de viajar para o interior dos países. Os trens podem cobrir distâncias enormes (como os 9,288 km da linha Trans-Siberiana). Além disso, acabam sendo um meio de transporte acessível para muitas pessoas, por conta do seu baixo preço.
O homem passou cerca de dois séculos melhorando e desenvolvendo tecnologias para esse transporte. Como resultado, os trens evoluíram das velhas locomotivas que soltam fumaça, e andam a uma velocidade de cerca de 20–35 km/h, até a construção de trens-bala, como o TGV, que pode alcançar 300 km/h.
Os trens foram inventados cerca de 200 anos atrás…
… e tornaram-se hoje uma forma de transporte bastante conveniente.
Mesmo se você costuma andar de trem, você deve se perguntar porque os trilhos sempre são colocados sobre pequenas pedras. Esse tipo de material aparenta ser uma base instável para qualquer tipo de transporte. Concreto, asfalto ou qualquer outra coisa parecem ser mais seguros e estáveis para sustentar algo tão pesado quanto um trem.
Pedras? Por que pedras?
Parecem instáveis, mas essas pedras são de longe a base mais adequada e eficiente para cercar os trilhos da ferrovia! Elas servem como um lastro que mantém as linhas no lugar, não importa o que aconteça.
Qualquer parte do trilho pode alterar devido a altas temperaturas, calor, frio, terremotos e até vegetações que cresçam no local. Uma pequena mudança nesses fatores pode ser perigosa para qualquer trem que esteja passando no local. Mas essa superfície acaba protegendo cada uma das linhas contra essas alterações.
Quando os trilhos não são protegidos por esse cascalho, veja o que acontece com eles…
As ferrovias são construídas com uma firme e densa camada de cascalho ao redor de seus trilhos para preservar a direção certa. Trens de controle devem inicialmente passar a uma velocidade lenta sobre esses trilhos para que as pedras se ajustem e assentem nos locais e dessa forma, previne-se que o trilho se movimente ou saia do lugar.
Os trens de controle passam por novas rodovias a uma velocidade lenta para assentar as pedras.
E é por isso que as pedras são o material mais adequado para as ferrovias. Compartilhe essa curiosidade com mais pessoas. Se alguém perguntar, você já vai saber!
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