Como seria pra você ficar cego? Acredito que um pesadelo. Mas, para JEWEL SHUPING, de 30 anos, da Carolina do Norte isso era uma necessidade, um sonho. Ela estava tão obcecada para ficar cega que procurou um médico e pagou para que ele derramasse um tipo de soda cáustica em seus olhos, fazendo com ela ficasse cega.
Shuping sofre de “Transtorno de identidade de integridade corporal (BIID)”, essa doença faz com que a pessoa sinta vontade de ter alguma deficiência, segundo Shuping esse é o caminho que ela deveria ter seguido, “eu devia ter nascido cega”, afirmou ela. Ela passou a vida toda tentado provocar a própria cegueira e as vezes fingindo ser deficiente visual.
Em 2006 SHUPING, procurou ajuda medica para realizar esse estranho desejo. O médico realizou todo o procedimento, SHUPING sentia dor, mas quando pensava que ficaria cega se sentia bem.
Afirma o Dr. Michael First, professor de psiquiatria clínica na Universidade de Columbia, que as pessoas que sofrem de “Transtorno de identidade de integridade corporal” não conseguem controlar o desejo de adquirir alguma deficiência. “Essas pessoas estão conscientes de que este sentimento é incomum, porém, sabem que é algo que está vindo de dentro deles. É algo que eles não conseguem explicar.”
Ela está estudando uma licenciatura em educação e prepara-se para poder ajudar outras pessoas com deficiência visual a levar uma vida normal, SHUPING espera que com a divulgação de sua história, incentive outras pessoas com “Transtorno de identidade de integridade corporal” a procurar alguma ajuda.