A violência contra as mulheres é um problema extremamente grave. Faz com que nos questionemos: “O que podemos fazer sobre isso?”
De acordo com o Boston Globe, um estudo das maiores faculdades da Nova Inglaterra, houve aumento de 40% em “crimes sexuais forçados”, entre 2012 e 2013. Isto parece indicar que o problema está ficando cada vez pior.
Mas, felizmente, há pessoas incríveis que estão focadas em trabalhar em direção a soluções, como Yasmine Mustafa e Anthony Gold. Juntos, eles criaram ROAR (“rugido”, em inglês), uma empresa estabelecida para combater a violência contra as mulheres.
Sua primeira missão? Criar um dispositivo de alerta de emergência para afastar os atacantes.
Conhecido como Athena, este dispositivo pode ser usado como jóias da moda. Nomeado como a deusa grega da justiça, força, sabedoria e coragem, Athena “ajuda a capacitar as mulheres a viver suas vidas com coragem, sem medo”, dizem os criadores.
O site Littlethings.com fez uma entrevista exclusiva com o co-fundador e CEO da ROAR, Yasmine Mustafa. Seu trabalho é de vital importância, e seu dispositivo é uma maneira absolutamente brilhante para as mulheres pararem um ataque violento.
“Nós desenvolvemos Athena para ajudar a mudar o foco do medo para o empoderamento. Não é um dispositivo de segurança, é um símbolo de confiança internalizado”, disse ela.
Assim como faz exatamente Athena trabalhar? Uma mulher pode ativar Athena, mantendo pressionada a tecla por 3 segundos. Um alarme alto emite imediatamente a partir do dispositivo.
As mensagens de texto serão enviadas para os entes queridos com localização da mulher. Seus contatos de emergência são recebem um link com um sinal de socorro e sua localização atual. Amigos e familiares, em seguida, tem a opção de ligar para o 911 pressionando um botão ou chamar de seu ente querido diretamente.
Quando perguntada sobre o que esperava espalhar com sua mensagem, Yasmine disse: “As estatísticas são horríveis e violência contra as mulheres foi declarada uma epidemia. As agressões sexuais, assédio e a desigualdade não são ’ questões das mulheres’, elas são questões sociais. E, como sociedade, precisamos nos perguntar: ‘Este é o melhor que podemos fazer?’ “.
Yasmine acrescentou: “Quando chegou a hora de selecionar o nome… Athena foi uma escolha imediata, afinal de contas representa a deusa grega da coragem, sabedoria e força.”
“Nós recomendamos Athena até para meninas de ensino médio — qualquer uma em um ambiente urbano, um campus universitário, aquelas que trabalham até tarde da noite, viajam muito ou talvez que queiram fazer uma caminhada à noite”, disse Yasmine.
Ela espera que Athena ajude a refrear a violência contra as mulheres, a curto prazo, enquanto estão a ser feitos esforços a longo prazo para lidar com isso como um problema maior: “Nós acreditamos que as mulheres não deveriam precisar alterar seu estilo de vida, modificar seu comportamento ou carregar dispositivos de auto-defesa para se proteger. E nosso objetivo é ajudar a criar uma sociedade onde isso seja uma realidade.”
Yasmine e ROAR também estão se unindo com programas para educar os jovens, em um esforço para conter a violência contra as mulheres. “Formamos ROAR com este foco exclusivo: capacitar as mulheres, reduzir assaltos e transformar a sociedade com educação. Acreditamos que seja uma parte crucial da equação”.
O incrível trabalho que Yasmine e ROAR estão fazendo é absolutamente vital. Essa dedicação à redução da violência contra as mulheres se tornou inspiração ao redor do mundo!
COMPARILHE PARA SUAS AMIGAS.....