Suco de abacaxi e maça
– Uma fatia de abacaxi descascado;
– Uma maçã;
– Um copo de suco de soja sabor maçã.
Passe o abacaxi pelo extrator de suco e, posteriormente, a maça. Misture com o suco de soja e sirva imediatamente. Tome um copo do suco por duas semanas seguidas e descanse uma.
Camomila
A camomila pode ajudar no alívio da dor causada pela endometriose. Para aproveitar os benefícios desta planta, basta preparar um chá utilizando duas colheres de sopa de camomila em uma xícara de água. Deixe ferver por 5 minutos e beba quando sentir as dores causadas pela patologia.
Gengibre
A endometriose pode provocar náuseas e o gengibre pode aliviar este sintoma. Faça um chá usando três colheres de sopa de gengibre em um copo de água. Deixe ferver por 5 minutos e tome um copo para aliviar as náuseas.
Alimentação saudável
A endometriose pode ser tratada com a melhora da imunidade. Para isto, adote uma alimentação rica em vitaminas, cereais integrais e vegetais crus. Consumir alimentos com fibras também é muito importante, principalmente se o tecido endometrial estiver invadindo a região do intestino, já que as fibras fazem com que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade.
Fitoterapia
A fitoterapia também é uma boa alternativa para complementar a terapia clássica no tratamento de endometriose. Algumas plantas que podem ajudar são as seguintes: o agnocasto
(pode ser tomado em forma de cápsulas ou comprimidos), a soja (em forma de cápsulas ou alimentos), unha-de-gato (cápsulas ou em forma de chá) e vitex agnus-castus (forma de cápsulas e pura para chá).
Demais recomendações
Além de utilizar os remédios naturais para endometriose, existem algumas recomendações importantes para mulheres com endometriose. Confira a seguir:
- Assim que aparecerem os primeiros sintomas, como fluxo menstrual cada vez mais doloroso, procure um médico para confirmar a doença;
- Alivie as cólicas e a dor na região lombar com uma bolsa de água quente. As bebidas quentes também podem ajudar, pois relaxam os músculos contraídos no abdômen;
- Pratique exercícios físicos leves, como caminhadas. O exercício reduz a quantidade de estrogênio no sangue, o que pode diminuir o crescimento da endometriose.