A internet e as redes sociais podem ser uma bênção e uma maldição, tudo ao mesmo tempo. Alguns pais já tiveram que aprender essa lição da forma mais dura. Todos nós deveríamos conhecer essas histórias e tirar delas as conclusões corretas. Cabe a todos nós cuidar das crianças que nos cercam.
Imagine a seguinte situação: você recebe uma solicitação de amizade no FACEBOOK de um estranho/a. Repito, você não conhece esta pessoa. Mas a foto do perfil parece simpática e agradável, então você aceita. Afinal de contas, é apenas uma solicitação de amizade de uma pessoa que vive a quilômetros de distância e que você, provavelmente, nunca vai ver pessoalmente. Qual o problema…?!?
Um clique rápido e você logo se esquece, afinal de contas tem sempre muita coisa pra fazer. Quem sabe, seu filho/a está indo para a escola pela primeira vez. Você, todo orgulhoso/a do pimpolho, tira uma foto e logo posta no Facebook. Embaixo, quem sabe, você escreve: “Dia mais emocionante! Olha como está grande!”. Na foto, o logotipo no uniforme revela o nome da escola. Alguns cliques e pronto, o momento está registrado. O que você não percebe é que as consequências podem ser terríveis.
Porque o que acontece então, em segredo, é inimaginável: aquele estranho/a que você adicionou à lista de amigos salvou a foto que você postou e a colocou em um catálogo online. Esse catálogo é então enviado a centenas de homens pelo mundo afora. Embaixo, a propaganda:
“Fresca, garota brasileira. Menos de 6 anos. Apenas US$5.000!”
Você não faz ideia do que está acontecendo, porque tudo acontece às escondidas, em um mundo que você nem imagina que existe. O horror começa quando, algumas semanas mais tarde, você vai à escola buscar sua filha/sobrinha/neta. Você espera no portão, e nada. Você entra na escola, procura por toda parte, e não a encontra. O pânico então começa a tomar conta enquanto você pergunta a todos por ali, desesperadamente: “VOCÊ VIU ESTÁ GAROTINHA?
É somente nesta altura que você começa a imaginar o que pode estar acontecendo. E tudo poderia ter sido evitado se ao menos você não tivesse cometido esse erro grave, que colocou em perigo uma criança inocente. E mesmo que você dê sorte e isso nunca lhe aconteça, não é horripilante só imaginar que a foto do seu filho possa estar em algum catálogo de pedofilia? Então: JAMAIS ADICIONE DESCONHECIDOS NO FACEBOOK! É melhor ter um amigo a menos do que passar por esse pesadelo.
Essa mensagem vale para todos nós, tenhamos ou não filhos: fique atento, seja sempre um pouco cético ao lidar com estranhos na internet. Jamais aceite solicitações de amizade de pessoas desconhecidas. E o mais importante: não poste fotos de crianças! Elas muitas vezes acabam nas mãos erradas. Pedófilos estão sempre à espreita, esperando por esta abertura. Afinal de contas, você não expõe a sua intimidade para qualquer um na vida real, certo?
Compartilhe este aviso importante com todos os seus amigos. Ele pode evitar uma tragédia